Ginecomastia

Ginecomastia é o aumento benigno das mamas nos homens, existem duas causas para esse crescimento:
- O acúmulo de gordura nas mamas, consequência do ganho de peso, é também chamado de lipomastia ou pseudoginecomastia;
- O aumento da glândula mamária, chamado de ginecomastia. Neste caso, as causas podem estar relacionadas a desequilíbrios hormonais causados por determinadas medicação, problemas no fígado e na tireoide. Drogas como maconha e heroína também podem causar o aumento mamário e o uso de anabolizantes.

Há ainda indivíduos que possuem as duas alterações.

Nos três casos é possível realizar o tratamento cirúrgico, no entanto, meninos que estão atravessando a puberdade devem aguardar pelo menos até os 18 anos. Há também a necessidade que o paciente passe pelo endocrinologista antes de optar pela operação, pois é preciso tratar também as causas do aumento das mamas.

Indicações da cirurgia de ginecomastia

A cirurgia de ginecomastia está indicada para homens acima dos 18 anos que não obtiveram a resposta esperada com o tratamento clínico e/ou apresentam desconforto psíquico em função da ginecomastia.

Cirurgia

Tanto a lipomastia (tratada com lipoaspiração), quanto a ginecomastia (tratada com a retirada da glândula mamária), duram em torno de uma hora. Se houver as duas, a cirurgia dura aproximadamente 1 hora e meia. A técnica cirúrgica e a cicatriz resultante variam de acordo com a necessidade de cada paciente.

Recuperação

O paciente pode receber alta no mesmo dia da cirurgia. Pode ser necessário o uso de drenos no pós-operatório imediato. Após a cirurgia de ginecomastia, o paciente deverá usar um colete elástico no período pós-operatório, por cerca de 30 dias, com o objetivo de melhorar a aderência da pele ao tórax. O colete deve ser retirado apenas para o banho. São necessárias, em média, duas semanas para voltar a movimentação normal. Os exercícios físicos devem ser retomados em 30 dias, após a retirada do colete cirúrgico.

Agende sua consulta On-line conosco.

É rápido e prático, basta clicar no botão Agendar consulta.

-->